icone para o facebook icone para o instagram icone para o twitter icone para o linkedin icone para o youtube icone para o youtube icone para o youtube icone para o youtube
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Clipping IAG

Você sabia que nossos órgãos também têm alimentos preferidos?

Grupo IAG Saúde
08/03/2021

Isso mesmo. Os principais órgãos responsáveis pela formação da energia defensiva do corpo possuem seus alimentos de preferência, que os influenciam positivamente.

Como sabemos, nossa alimentação tem influência direta em nossa saúde. E na Medicina Tradicional Chinesa (MTC) não seria diferente. A chamada dietoterapia é um dos cinco pilares da MTC, que são

 

  1. Acupuntura
  2. Massagem
  3. Dietoterapia
  4. Fitoterapia
  5. Exercícios Físicos

 

A alimentação desempenha papel fundamental, pois, além de seu valor nutricional, o alimento tem a capacidade de tonificar os órgãos para que exerçam suas funções corretamente, mantendo o equilíbrio energético do organismo.

 

A MTC recomenda uma dieta equilibrada, variada com alimentos naturais, com características e sabores que beneficiem os cinco órgãos responsáveis pela manutenção do equilíbrio energético do organismo.

 

Os principais órgãos responsáveis pela formação da energia defensiva do corpo (sistema imunológico) são o pulmão e baço/pâncreas, sendo que cada um possui seus alimentos de preferência, que os influenciam positivamente.

 

  • O baço/pâncreas tem preferência por alimentos com sabor doce. Alguns deles são: mel, castanha, amêndoa, noz, soja, grão de bico, feijão, abacate, banana, mamão, manga, mandioca, abóbora, beterraba, batata, batata doce, cará, cenoura, milho, couve-flor, carne de porco, chá de camomila, erva doce e cidreira.

  • Já o pulmão tem afinidade com sabores picantes como o de frutas cítricas, alho, cebola, nabo, alho poró, aipo, rabanete, agrião, hortelã, coentro, cominho, gengibre, pimenta, canela, louro, semente de abóbora e aveia.

 

Mas lembre-se: como todo alimento, estes devem ser consumidos com sabedoria e moderação!

 

Veja mais dicas sobre Medicina Chinesa: Pontos que acalmam a mente, diminuem a ansiedade e aliviam dores.

Sabrina Furtado é acupunturista, diplomada pelo Incisa Imam. Enfermeira de formação pela PUC Minas, descobriu sua vocação pela Medicina Chinesa em 2013. Atualmente, atende seus pacientes em domicílio ou na clínica Luana Cruz, em Belo Horizonte/MG.

Créditos da Imagem Destacada: Freepik. 

Visão geral de privacidade

Este site faz uso de cookies para personalizar sua experiência com nossos serviços e conteúdos, garantindo a privacidade dos seus dados. Acesse na íntegra os Termos de Uso e a Política de Privacidade dos sites do Grupo IAG Saúde, atualizados em 05 de abril de 2021.