icone para o facebook icone para o instagram icone para o twitter icone para o linkedin icone para o youtube icone para o youtube icone para o youtube icone para o youtube
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Clipping IAG

Mulheres e idosos estão mais suscetíveis a eventos adversos evitáveis

Grupo IAG Saúde
08/03/2021

Estudo espanhol também aponta que maioria dos incidentes ocorre no âmbito da medicação.

A Organização Mundial da Saúde (OMS), empenhada em ampliar a segurança dos pacientes em toda a assistência mundial, relata que cerca de 50% dos eventos adversos (1) que ocorrem ao redor do globo são evitáveis. Reduzir essas falhas que podem levar a danos é fundamental e, para isso, é necessário monitorar os cenários a fim de compreender quem são os cidadãos mais suscetíveis e em que etapa dos processos os equívocos podem ocorrer.

 

Estudo espanhol (2) publicado em dezembro de 2020 buscou determinar a frequência dos eventos adversos evitáveis ocorridos na atenção primária e concluiu que as mulheres acabam vivenciando mais episódios do que os homens. A frequência também aumenta de acordo com a faixa etária e a maioria dos incidentes está relacionada a medicamentos. Os resultados obtidos impulsionam ainda mais a busca por estratégias para aumentar a segurança dos pacientes na atenção básica.

 

 

(Continua…)

 

Fonte: Leia a matéria na íntegra em Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP)

Créditos da Imagem Destacada: Woman Covid - imagem criada por freepik - disponível em br.freepik.com.
Esta publicação em nada reflete a opinião ou conhecimento pessoal da Presidência, da Diretoria ou da equipe do Grupo IAG Saúde, tendo caráter unicamente informativo e não sendo utilizada para fins comerciais.

Mulher foto criado por freepik - br.freepik.com