icone para o facebook icone para o instagram icone para o twitter icone para o linkedin icone para o youtube icone para o youtube icone para o youtube icone para o youtube
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Legislação & Regulação

Medicamento para prevenção de trombose ganha nova dosagem para gestantes no SUS

Grupo IAG Saúde
21/07/2021

O uso de medicamentos anticoagulantes na gravidez e no puerpério pode prevenir eventos mais graves.

 

Uma nova dosagem de um medicamento anticoagulante foi incorporada ao SUS para a prevenção de trombose em gestantes. A enoxaparina 60 mg/0,6 mL injetável favorece a coagulação sanguínea nos casos de trombofilia, tendência natural ao desenvolvimento da trombose (formação de coágulos de sangue, também chamados de trombos). Para a Conitec, a incorporação desta nova dosagem é necessária para a prevenção de tromboembolismo venoso (que ocorre quando o coágulo atinge alguma veia) em gestantes com sobrepeso ou com indicação de anticoagulação plena.

 

O uso de medicamentos anticoagulantes (que inibem a formação dos coágulos) na gravidez e no puerpério (período que varia de 45 a 60 dias após o parto) pode prevenir eventos como esses, evitando complicações como a trombose venosa profunda (quando o coágulo atinge uma veia profunda, geralmente em membros inferiores, como a perna) ou o tromboembolismo pulmonar (quando o coágulo percorre a corrente sanguínea e atinge o pulmão).

  

(Continua...)

 

Fonte: Leia a matéria na íntegra em Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (CONITEC).

Créditos da Imagem Destacada: Pessoas - imagem criada por bearfotos - disponível em br.freepik.com.

Esta publicação em nada reflete a opinião ou conhecimento pessoal da Presidência, da Diretoria ou da equipe do Grupo IAG Saúde, tendo caráter unicamente informativo e não sendo utilizada para fins comerciais.

Pessoas foto criado por bearfotos - br.freepik.com