Datas servem para alertar sobre doenças e transtornos, incentivar a doação de sangue e prevenir o suicídio, entre outros temas.
De janeiro a dezembro, as campanhas de conscientização colorem o calendário da saúde com causas defendidas por entidades e organizações não governamentais. Cada instituição decide qual cor irá definir para sua campanha. Por isso, algumas doenças e tons se repetem ao longo do ano. Confira:
Janeiro Branco
É uma campanha de conscientização sobre os cuidados com a saúde mental, criada em 2014 pelo psicólogo Leonardo Abrahão, em Minas Gerais, que se espalhou pelos Estados brasileiros e por outros países. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão atinge 11,5 milhões de brasileiros, enquanto os distúrbios relacionados à ansiedade afetam 9,3% da população, ou 18,6 milhões de pessoas.
Janeiro Verde-piscina
Criada pela Sociedade Brasileira de Cancerologia, a ação alerta para a prevenção e a detecção precoce do câncer de colo do útero, que tem como principal causa o vírus HPV, transmitido durante a relação sexual e no contato direto com pele ou mucosas infectadas. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), este é o terceiro tipo de tumor mais comum entre a população feminina e a quarta causa mais frequente de morte de mulheres no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, de 2008 a 2018, a taxa de mortalidade saltou 33%, resultando em uma vítima a cada 90 minutos.
Janeiro Roxo
Em 2016, o Ministério da Saúde oficializou o mês de janeiro e a cor roxa para campanhas de alerta para a hanseníase, doença infecciosa e contagiosa que causa manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele. O Brasil concentra mais de 90% dos casos da América Latina, sendo o segundo país no mundo com a maior incidência, ficando atrás apenas da Índia.
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Fonte: Leia a matéria na íntegra em GaúchaZH.
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