icone para o facebook icone para o instagram icone para o twitter icone para o linkedin icone para o youtube icone para o youtube icone para o youtube icone para o youtube
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Clipping IAG

Janeiro Branco, Outubro Rosa, Novembro Azul: o calendário colorido das campanhas de conscientização

Grupo IAG Saúde
13/01/2021

Datas servem para alertar sobre doenças e transtornos, incentivar a doação de sangue e prevenir o suicídio, entre outros temas.

De janeiro a dezembro, as campanhas de conscientização colorem o calendário da saúde com causas defendidas por entidades e organizações não governamentais. Cada instituição decide qual cor irá definir para sua campanha. Por isso, algumas doenças e tons se repetem ao longo do ano. Confira:

 

Janeiro Branco

É uma campanha de conscientização sobre os cuidados com a saúde mental, criada em 2014 pelo psicólogo Leonardo Abrahão, em Minas Gerais, que se espalhou pelos Estados brasileiros e por outros países. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão atinge 11,5 milhões de brasileiros, enquanto os distúrbios relacionados à ansiedade afetam 9,3% da população, ou 18,6 milhões de pessoas.

 

Janeiro Verde-piscina

Criada pela Sociedade Brasileira de Cancerologia, a ação alerta para a prevenção e a detecção precoce do câncer de colo do útero, que tem como principal causa o vírus HPV, transmitido durante a relação sexual e no contato direto com pele ou mucosas infectadas. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), este é o terceiro tipo de tumor mais comum entre a população feminina e a quarta causa mais frequente de morte de mulheres no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, de 2008 a 2018, a taxa de mortalidade saltou 33%, resultando em uma vítima a cada 90 minutos.

 

Janeiro Roxo

Em 2016, o Ministério da Saúde oficializou o mês de janeiro e a cor roxa para campanhas de alerta para a hanseníase, doença infecciosa e contagiosa que causa manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele. O Brasil concentra mais de 90% dos casos da América Latina, sendo o segundo país no mundo com a maior incidência, ficando atrás apenas da Índia.

 

 

(Continua…)

 

Fonte: Leia a matéria na íntegra em GaúchaZH

 

Créditos da Imagem Destacada: Fitas da Consciência - imagem criada por freepik - disponível em br.freepik.com.

Esta publicação em nada reflete a opinião ou conhecimento pessoal da Presidência, da Diretoria ou da equipe do Grupo IAG Saúde, sendo seu caráter, unicamente informativa, não sendo utilizada para fins comerciais.

Fundo foto criado por freepik - br.freepik.com