icone para o facebook icone para o instagram icone para o twitter icone para o linkedin icone para o youtube icone para o youtube icone para o youtube icone para o youtube
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Novidades do Grupo

Grupo IAG Saúde lança Programa de Implantação da RN 452

Metodologia atende 100% dos requisitos da Resolução Normativa de acreditação de operadoras da saúde suplementar, estabelecida pela ANS; Conheça as soluções integradas     A Resolução Normativa nº 452, de 9 de março de 2020, sucedeu a RN 277 e é a nova norma de acreditação das operadoras de saúde suplementar, estabelecida pela ANS (Agência […]

Grupo IAG
02/07/2020

Metodologia atende 100% dos requisitos da Resolução Normativa de acreditação de operadoras da saúde suplementar, estabelecida pela ANS; Conheça as soluções integradas

 

 

A Resolução Normativa nº 452, de 9 de março de 2020, sucedeu a RN 277 e é a nova norma de acreditação das operadoras de saúde suplementar, estabelecida pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e que institui o Programa de Acreditação de Operadoras.

Trata-se de uma certificação de boas práticas em gestão organizacional e de saúde, com objetivo de qualificar a prestação dos serviços de saúde suplementar, induzindo a mudança no modelo de atenção à saúde existente e propiciando uma melhor experiência para o beneficiário.


 

Para que acreditar a operadora na RN 452?

A operadora vai mudar de patamar de gestão e governança, garantindo sustentabilidade pela entrega de valor aos usuários. Além disso, com a implantação da norma, a operadora terá os seguintes benefícios:

  • Bonificação no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar – IDSS.
  • As Operadoras acreditadas em qualquer nível no âmbito desta RN até dezembro de 2022 farão jus à redução da exigência mensal de Margem de Solvência em 5% (cinco por cento) do exercício corrente.
  • As Operadoras acreditadas em qualquer nível no âmbito dessa RN a partir de janeiro de 2023, que também demonstrem o cumprimento integral dos requisitos avaliados na forma do art. 12, parágrafo único desta norma, farão jus aos fatores reduzidos de capital regulatório.

Por que começar o processo agora?

Para obter a pontuação, não basta estar conforme com os requisitos: são necessários meses de implantação do programa completo.

Se a operadora é acreditada na RN 277, ela terá 180 (cento e oitenta) dias corridos a contar da publicação da RN 452 (9 de março de 2020) para se adaptar.

Por isso, é importante iniciar o processo sem demora!


 

Que tipos de organizações podem ser acreditadas?

Operadoras médico-hospitalares e odontológicas de qualquer natureza (autogestões, cooperativas, seguradoras, medicina de grupo, filantrópicas).


 

Quais são as dimensões da RN?

 

 

Dimensão 01 – GESTÃO ORGANIZACIONAL

Esta dimensão busca avaliar a gestão das operadoras considerando aspectos relativos à estrutura organizacional, processos de trabalho, governança corporativa, gestão de riscos corporativos, sustentabilidade e melhoria da qualidade.

Dimensão 02 – GESTÃO DA REDE PRESTADORA DE SERVIÇOS DE SAÚDE

Esta dimensão busca avaliar a Gestão da Rede Prestadora de Serviços de Saúde. Em especial, é avaliada a gestão da rede assistencial das operadoras, considerando critérios de qualidade para sua conformação, bem como mecanismos de regulação do acesso dos beneficiários.

Dimensão 03 – GESTÃO EM SAÚDE

Esta dimensão busca avaliar a Gestão da Rede Prestadora de Serviços de Saúde. Em especial, é avaliada a gestão da rede assistencial das operadoras, considerando critérios de qualidade para sua conformação, bem como mecanismos de regulação do acesso dos beneficiários.

Dimensão 04 – EXPERIÊNCIA DO BENEFICIÁRIO

Esta dimensão busca avaliar a Experiência do Beneficiário com o sistema de saúde. Avalia o resultado da interação entre a operadora, seus beneficiários e a sociedade, incluindo potenciais beneficiários, tendo como parâmetros a percepção desses indivíduos quanto ao atendimento de suas necessidades e expectativas, bem como as ações promovidas pela operadora com foco na melhoria da qualidade dos serviços prestados.

 

Como o Grupo IAG Saúde soluciona os requisitos?

Para atender à resolução, o Grupo IAG Saúde oferece diversas soluções para gestão organizacional, preparando as operadoras da saúde suplementar para a certificação externa na RN nº 452 da ANS.

O propósito é garantir a qualificação dos serviços prestados pelas operadoras de planos de saúde, propiciando uma melhor experiência para o beneficiário.

As entregas são soluções integradas para atender a todos os requisitos e objetivos da RN 452:

 

Solução 01 - SigQuali®
O SigQuali® é uma plataforma de gestão da informação que faz a integração de ferramentas aplicáveis a qualquer metodologia de gestão da qualidade, como ISO 9001, ISO 31000, ONA, Acreditação de Operadoras e normas internacionais.

É fonte fidedigna para a tomada de decisões, pois produz informações consistentes e de simples interpretação, necessárias às atividades de planejamento, coordenação, monitoramento e implementação de ações de melhoria contínua.

É assim que o SigQuali® transforma a gestão da qualidade das organizações de saúde: reduzindo tempo e recursos gastos para obter informações gerenciais, potencializando o uso de indicadores na melhoria da gestão organizacional, e detectando, de maneira ágil, não-conformidades para intervenção eficiente.

Solução 02 - SCORE Rede®
O SCORE Rede® é uma metodologia de qualificação de redes prestadoras de serviços de saúde, que constitui o maior sistema de avaliação e mensuração da qualidade dos prestadores do país. É reconhecido desde 2016 pela ANS como um dos mecanismos de aferição do Programa de Qualificação dos Prestadores de Serviços na Saúde Suplementar – QUALISS.

A partir da avaliação da rede, oferece soluções para melhorar a qualificação e o desempenho dos prestadores e, em última instância, possibilitar a entrega de uma assistência mais segura.

É assim que o SCORE Rede® transforma a prestação de serviços de saúde no Brasil.

Solução 03 - DRG Brasil®
O DRG Brasil® é uma plataforma de gestão para a governança clínica, viabilizada pelos dados assistenciais coletados de cada paciente clínico ou cirúrgico internado no hospital. Com a plataforma, se tem uma visão dinâmica da qualidade assistencial e dos resultados econômicos, criando as condições necessárias para simplificar e acelerar a mudança do modelo assistencial e remuneratório em direção a sistemas baseados em entrega de valor e medicina de alta qualidade.

Dessa forma, operadoras, médicos, hospitais, pacientes e suas famílias são beneficiados pela soma de melhores resultados assistenciais, maior eficiência e controle do desperdício.

O DRG Brasil® é a transformação positiva que o sistema de saúde brasileiro necessita.

Solução 4 - IAG Gestão®
O IAG Gestão® é especializado em reestruturação gerencial e assistencial das organizações de saúde com base em normas de gestão da qualidade. Com foco em resultados tangíveis, a metodologia “10 Passos”, abrange todos os setores da instituição.

No caso das operadoras, o escopo integra os requisitos de Acreditação de Operadoras da ANS e a ABNT ISO 9001. Para hospitais e outros prestadores, o foco dos 10 Passos é nas normas ONA e ABNT ISO 9001.

É assim que o IAG Gestão® transforma os processos: implantando o aperfeiçoamento dos métodos administrativos em coesão com a melhoria contínua da qualidade, da segurança e do gerenciamento de riscos assistenciais.

 

Qual é a metodologia de implantação?

O Grupo IAG Saúde é especialista em gestão de saúde. Em quase três décadas de experiência em reestruturação gerencial e assistencial das organizações de saúde com base em normas de gestão da qualidade, a holding já conduziu a certificação de mais de 140 operadoras da saúde suplementar e aprimorou o sistema de gestão de mais de 300 organizações de saúde.

Com essa expertise, foi possível desenvolver uma metodologia de implantação eficiente, que envolve a soma de:

Capacitação por ensino a distância

Ministrada em ambiente virtual de aprendizagem e acompanhada por consultores especialistas em EaD

Consultoria gerencial

Consultoria na modalidade semi-presencial, em um projeto estruturado com duração de 18 meses

Soluções associadas para cumprimento dos requisitos

SigQuali®, SCORE Rede® e DRG Brasil®

 

 

Para operadoras do Sistema Unimed, o Programa de Implantação da RN 452 é realizado em parceria com a Faculdade Unimed.

 

Quer entender melhor a norma e como funciona a metodologia de implantação do Grupo IAG Saúde? Acesse a página do programa e solicite uma apresentação.

 

Crédito/Imagens: Freepik