Segundo o diretor de auditoria da operadora, Lueiz Canêdo, o aumento da qualidade assistencial é um dos principais ganhos com o programa.
Com o programa Alta Hospitalar Segura, a Unimed Goiânia tem como objetivo aumentar o valor entregue a pacientes com a redução da permanência além do que é necessário ao tratamento, possibilitando a melhoria da qualidade e segurança assistencial e evitando as readmissões não planejadas. Os hospitais aumentam seu giro de leito e se prepararam implantar o bundle DRG Brasil®.
Foi padronizada uma linha de cuidados específica para o paciente cirúrgico desde a fase pré-hospitalar até a pós alta, com pacotes de cuidados específicos, onde o paciente se configura como o centro das atenções, sendo capacitado juntamente com seu cuidador para o autocuidado.
A coordenação do cuidado com a Alta Segura, possibilitada pela plataforma DRG Brasil® é uma grande oportunidade de melhoria da qualidade assistencial e, consequentemente, redução dos desperdícios determinados pelas falhas assistenciais.
O programa foi avaliado em um “piloto” junto com o Hospital Santa Helena de Goiânia. Neste projeto foram mensurados a melhoria dos resultados assistenciais, o aumento do giro de leito, a aproximação entre operadora e hospital, a redução dos custos assistenciais e o aumento da satisfação do médico e do paciente. O monitoramento do paciente após a alta mostrou forte impacto na satisfação do cliente, da família e do corpo clínico.
É permitido compartilhar esse material, desde que citada a fonte. Não é permitido alterar este material de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.
Créditos da Imagem Destacada: Divulgação/Grupo IAG Saúde.