icone para o facebook icone para o instagram icone para o twitter icone para o linkedin icone para o youtube icone para o youtube icone para o youtube icone para o youtube
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Gestão & Mercado

Cinco recomendações para melhorar a relação entre médico e paciente

Grupo IAG Saúde
29/03/2021

Ouvir com atenção, conectar-se e explorar pistas emocionais têm influência no engajamento ao tratamento.

Há quase três anos, Donna Zulman e Abraham Verghese, professores da faculdade de medicina da Universidade de Stanford, se engajaram num projeto espinhoso: procurar uma forma de “curar” os males que afligem a relação entre médico e paciente. A situação é conhecida: a duração das consultas diminuiu e a antiga conversa baseada numa escuta atenta do profissional de saúde foi sendo substituída por pedidos de exames seguidos da prescrição de medicamentos. No entanto, informações importantes podem ser deixadas de lado e o engajamento ao tratamento fica comprometido se a pessoa não enxergar em seu médico a figura de um aliado que a conheça e entenda.

 

O resultado do trabalho da dupla propõe cinco recomendações aos médicos para mudar esse quadro:

 

1) Prepare-se efetivamente para o que vai fazer: antes da consulta, crie um ritual para focar sua atenção e se familiarizar com o paciente.

 

2) Ouça com atenção e profundidade: sente-se de frente para o paciente e incline-se na sua direção. Não se distraia nem o interrompa, ele é sua mais preciosa fonte de informação.

 

 

(Continua…)

 

Fonte: Leia a matéria na íntegra em BemEstar/G1.

Créditos da Imagem Destacada: Médico - imagem criada por jcomp - disponível em br.freepik.com.

Esta publicação em nada reflete a opinião ou conhecimento pessoal da Presidência, da Diretoria ou da equipe do Grupo IAG Saúde, tendo caráter unicamente informativo e não sendo utilizada para fins comerciais.

Pessoas foto criado por jcomp - br.freepik.com