icone para o facebook icone para o instagram icone para o twitter icone para o linkedin icone para o youtube icone para o youtube icone para o youtube icone para o youtube
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Ciência & Bem-estar

Cem anos da BCG: como a vacina mudou história do combate à tuberculose

Grupo IAG Saúde
06/07/2021

Pesquisadora da Fiocruz aponta imunizante como grande vitória contra doença que é transmitida por inalação de gotículas contaminadas.

Os versos não eram o remédio, mas o desabafo: "Eu sei que vou morrer... dentro do meu peito /um mal terrível me devora a vida". Em 6 de julho de 1871, Castro Alves, de apenas 24 anos, sucumbiu à tuberculose. A maior novidade no combate a essa doença respiratória, que acomete principalmente os pulmões, só surgiria 50 anos depois da morte do poeta baiano: a vacina.

O imunizante foi fruto de uma longa pesquisa dos franceses Léon Calmette e Alphonse Guérin. Eles atenuaram uma bactéria, batizada de Bacilo de Calmette e Guérin (por isso, a sigla BCG), e anunciaram, naquele 1º de julho de 1921, uma forma de debelar o bacilo de Koch, causador da tuberculose.

 

(Continua...)

Fonte: Leia a matéria na íntegra em Revista Exame

Créditos da Imagem Destacada: Médico - imagem criada por freepik - disponível em br.freepik.com.

Esta publicação em nada reflete a opinião ou conhecimento pessoal da Presidência, da Diretoria ou da equipe do Grupo IAG Saúde, tendo caráter unicamente informativo e não sendo utilizada para fins comerciais.

Médico foto criado por freepik - br.freepik.com