Segundo o diretor de serviços próprios da Unimed BH, Múcio Diniz, o DRG Brasil contribui para a remuneração baseada em valor.
Durante discussão sobre o futuro do sistema de saúde no III Encontro Nacional do DRG Brasil, a Unimed BH deixou claro que, mudar o modelo remuneratório não é somente uma experiência nova, mas é a garantia de sustentabilidade do sistema.
Segundo a Unimed BH, os hospitais desejam melhorar seus resultados econômicos e assistenciais. A operadora deseja ser mais rentável, atrair mais clientes e disponibilizar assistência de excelência; enquanto os médicos querem entregar uma medicina de qualidade e aumentar a receita da sua prática e, por fim, os pacientes querem excelência no atendimento e nos resultados assistenciais.Mas de onde virão os recursos para todas estas necessidades?
A Unimed BH mediu a entrega de valor de seu sistema de saúde a partir do DRG Brasil. O diagnóstico mostra que há oportunidades de redução do desperdício de recursos em quatro alvos assistenciais: permanência além da necessária ao tratamento, segurança assistencial, internações e reinternações potencialmente evitáveis. A partir deste diagnóstico, foi estruturada a mudança do modelo assistencial e a da remuneração do cooperado com recompensas baseadas na melhoria da entrega de valor.
É permitido compartilhar esse material, desde que citada a fonte. Não é permitido alterar este material de nenhuma forma ou utilizá-lo para fins comerciais.
Créditos da Imagem Destacada: Divulgação/Grupo IAG Saúde.