icone para o facebook icone para o instagram icone para o twitter icone para o linkedin icone para o youtube icone para o youtube icone para o youtube icone para o youtube
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Novidades do Grupo

Dr. Renato Couto fala sobre como evitar a falta de itens críticos na epidemia do Covid-19

Grupo IAG Saúde
26/03/2020
Com certeza você escuta notícias todos os dias sobre o surto de Coronavírus no mundo. Mas já parou para pensar onde estão os maiores perigos dentro do nosso sistema de saúde? Entenda neste podcast gravado pelo Dr. Renato Couto.

 

Muitas pessoas podem morrer porque podem faltar quatro recursos:
  • ventiladores mecânicos para suporte respiratório
  • máscaras de proteção N95
  • trabalhadores da saúde saudáveis
  • leitos hospitalares
  Por que estes recursos podem faltar? O Covid-19 é um vírus muito fácil de adquirir e por isso se dissemina com alta velocidade.   Num período muito curto de tempo, nosso sistema de saúde terá muitos doentes para utilizar ventilação mecânica, e pode não haver ventiladores suficientes. A máscara N95, essencial para proteger o profissional de saúde, não é fartamente disponível no mercado. Se não garantirmos a segurança dos trabalhadores, eles ficarão infectados pelo Covid e não poderão tratar os pacientes.   Além disso, os leitos do sistema de saúde brasileiro para receber pacientes após alta do CTI podem ser insuficientes. Temos que ter uma alta segura e rápida.   O que fazer frente ao risco de escassez de itens críticos? A operadora, os médicos e sua rede hospitalar devem se integrar para liderar o enfrentamento do Coronavírus e os riscos de desabastecimento dos quatro Itens Críticos da Epidemia Covid-19.   Além de prover máscaras, respiradores, leitos e trabalhadores é necessário gerenciar a provisão desses itens, fundindo a gestão de estoques críticos de cada hospital em um estoque único da rede da operadora.   Como o DRG Brasil pode ajudar? A plataforma lançou o módulo Gestão de Itens Críticos Covid-19 e disponibilizou, gratuitamente, de maneira ilimitada, os aplicativos DRG Brasil Inteligência Artificial e DRG Brasil Alta Segura.   Diariamente, o DRG Brasil projeta para a semana seguinte:  
  • A curva de internação hospitalar da população coberta pela operadora
  • A curva de necessidades de ventilador
  • A curva de necessidades de máscara N95
  • A curva de necessidades de trabalhadores para as áreas de ventilação mecânica
  • A quantidade de leitos não críticos disponíveis
  As projeções são comparadas com o estoque informado por cada hospital da rede. Se faltar um dos recursos críticos em algum deles, a operadora saberá onde há reserva disponível. E o hospital conseguirá, inclusive, gerenciar a alta segura e rápida dos pacientes utilizando os apps.   Escute a fala do Dr. Renato Couto, médico infectologista e intensivista clínico, sobre o estoque dos quatro itens críticos, o papel da operadora e o apoio da plataforma.       [embed]https://open.spotify.com/episode/3CBBmL4tMipebmNbJu7eXI[/embed]     Como utilizar o módulo Gestão de Itens Críticos Covid-19 e o apps? É essencial que todos codifiquem e gerenciem os estoques críticos.   O módulo já está disponível para todos os usuários da plataforma DRG Brasil, que contarão ainda com as funcionalidades dos apps como alta segura, codificação pela equipe assistencial à beira leito, predição de riscos e de permanência.   E é claro, nosso Time de Suporte estará sempre te acompanhando para ajudar no que for preciso.   Se a sua operadora ainda não utiliza a plataforma, é só entrar em contato com nosso Time de Relacionamento.   Não deixe que sua rede prestadora corra o risco de desabastecimento de itens críticos para combater o Coronavírus. Conte com o DRG Brasil para enfrentar essa crise.   #VamosJuntos.