Especialistas lembram sobre as formas de prevenção e diagnóstico do câncer de colo de útero e da endometriose.
O mês de março é recheado de campanhas voltadas para a saúde da mulher. O março lilás, por exemplo, alerta para as formas de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de colo de útero, causado pelo HPV. Embora 90% das mulheres que têm contato com o vírus consiga combatê-lo dentro do próprio organismo, há uma parcela que acaba desenvolvendo a doença. Em 2020, por exemplo, de acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, 16 mil brasileiras tiveram o câncer de colo de útero, o terceiro mais comum em mulheres; metade delas morreu. A doença, no entanto, pode ser facilmente descoberta em exames preventivos, que devem ser feitos principalmente a partir dos 25 anos.
A ginecologista Cecília Roteli ressalta que, atualmente, existem três maneiras de fazer a prevenção da doença, inclusive uma vacina para meninas que ainda não iniciaram a vida sexual. “Nós temos a prevenção primária das meninas para não adquirirem esse vírus e ficarem livre do câncer de colo, temos a prevenção secundária, que é feita por meio de exames de rastreamento. E nós temos os tratamentos da lesões precoces, que vão determinar que essa mulher não vai ter nada. “Se descoberto precocemente, o câncer de colo de útero pode ser curado em quase 100% dos casos.
(Continua…)
Fonte: Leia a matéria na íntegra em Jovem Pan.
Créditos da Imagem Destacada: Consulta Médica - imagem criada por bristekjegor - disponível em br.freepik.com.
Esta publicação em nada reflete a opinião ou conhecimento pessoal da Presidência, da Diretoria ou da equipe do Grupo IAG Saúde, tendo caráter unicamente informativo e não sendo utilizada para fins comerciais.