Todos acreditam que têm a solução mágica de segurança em nuvem, mas muitos problemas exigem uma reflexão mais ampla.
Como arquiteto de nuvem, estou surpreso que a segurança da nuvem ainda seja tão difícil. Tivemos gerenciamento de identidades e acesso (IAM) por mais de uma década. Agora temos serviços de criptografia profunda, gerenciamento de chaves e, mais recentemente, Zero Trust e Secure Access Service Edge (SASE). Observe que Zero Trust e SASE são termos definidos pela Forrester Research e Gartner, respectivamente, e não por grupos de fornecedores de soluções de segurança.
Apesar de toda essa tecnologia de segurança, as soluções de segurança se tornaram mais complexas e difíceis de operar à medida que as próprias implantações em nuvem se tornam mais complexas. À medida que a tecnologia e os conceitos de tecnologia (como SASE) adicionam mais grandes ideias ao problema, o crescimento da nuvem, Internet das Coisas, computação de borda e, agora, trabalhar de qualquer lugar (WFA) rapidamente supera nossa capacidade de fornecer segurança viável e econômica. Nossas implantações se tornam menos seguras ao invés de mais seguras.
(Continua...)
Fonte: Leia a matéria na íntegra em ComputerWorld.
Créditos da Imagem Destacada: Negócio - imagem criada por onlyyouqj - disponível em br.freepik.com.
Esta publicação em nada reflete a opinião ou conhecimento pessoal da Presidência, da Diretoria ou da equipe do Grupo IAG Saúde, tendo caráter unicamente informativo e não sendo utilizada para fins comerciais.