icone para o facebook icone para o instagram icone para o twitter icone para o linkedin icone para o youtube icone para o youtube icone para o youtube icone para o youtube
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Gestão & Mercado

Pesquisador explica como a estatística ajuda no combate à Covid-19

Grupo IAG Saúde
29/07/2021

Em tempos de crise, como a disseminada pela velocidade da propagação de contágio da Covid-19, o conhecimento baseado na análise, no processo e no entendimento de números, permite compreender a mutação do vírus, assim como estimar o impacto causado pela doença e como medidas protetivas, por exemplo, o isolamento social, podem diminuir a quantidade de vítimas. Para abordar o tema, o professor do curso de Estatística da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com atuação no campo da Saúde Coletiva, Alfredo Chaoubah, aponta como os profissionais têm trabalhado junto ao enfrentamento do novo coronavírus.

 

Para compreender a utilização das estatísticas é necessário rever todo o histórico do contágio da doença. A partir de um primeiro momento, um vírus sofre uma mutação e consegue saltar de um animal para um ser humano. Em seguida, surge o primeiro caso de infecção e, em um espaço de aproximadamente cinco meses, passa a existir uma pandemia mundial que deixa mortos e curados pelo caminho. Todas essas questões podem ser descritas por fórmulas, como, por exemplo, as de número básico de reprodução, intervalo serial, razão caso-fatalidade, entre outras, desenvolvidas a partir de temas mais específicos a serem considerados diante de cada grupo, região ou país.

  

(Continua...)

 

Fonte: Leia a matéria na íntegra em Universidade Federal de Juiz de Fora

Créditos da Imagem Destacada: Imagem de Goumbik por Pixabay.

Esta publicação em nada reflete a opinião ou conhecimento pessoal da Presidência, da Diretoria ou da equipe do Grupo IAG Saúde, tendo caráter unicamente informativo e não sendo utilizada para fins comerciais.

Imagem de Goumbik por Pixabay.