Há 10 anos, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) no Brasil e o Conselho Nacional de Saúde (CNS) identificam experiências inovadoras e boas práticas em participação e controle social em saúde e fortalecimento da cidadania. Neste período, foram identificadas e sistematizadas 28 experiências nacionais e cinco internacionais. A metodologia utilizada na cooperação técnica prevê atividades do Laboratório de Inovação em Saúde (LIS), uma ferramenta que considera técnicas, procedimentos, serviços e ações como inovadoras quando desenvolvidas no território, no âmbito do Sistema Único de Saúde, em resposta exitosa a um problema em saúde.
Em abril passado, por ocasião do Dia Mundial da Saúde, foi lançada a 4a edição do Laboratório de Inovação em Saúde – Conselhos de Saúde e Participação Social na resposta à Covid-19 com objetivo de tornar explícito o aprendizado desenvolvido por conselhos estaduais, municipais e locais de saúde, por universidades e instituições de ensino superior, e por atores de setores de diversos segmentos da sociedade (Executivo, Legislativo, Judiciário, Ministério Público, organizações filantrópicas ou sociedade civil) durante a emergência sanitária que o país atravessa.
(Continua...)
Fonte: Leia a matéria na íntegra em Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS).
Créditos da Imagem Destacada: Fundo - imagem criada por rawpixel.com - disponível em br.freepik.com.
Esta publicação em nada reflete a opinião ou conhecimento pessoal da Presidência, da Diretoria ou da equipe do Grupo IAG Saúde, tendo caráter unicamente informativo e não sendo utilizada para fins comerciais.