Empresa pioneira em gestão e tecnologia na saúde recebe certificação de Excelente Empresa para Trabalhar. O selo GPTW é um importante termômetro na avaliação de processos de trabalho. Confira no post o que essa certificação representa para a instituição.
Prática comum no employer branding*, o GPTW é uma realidade no Grupo IAG Saúde. Isso porque, a empresa especialista em gestão e inovações na saúde, acaba de ser certificada com o selo de Excelente Lugar para Trabalhar. O reconhecimento acontece após aplicação de Pesquisa de Clima como forma de valorizar a percepção dos funcionários da instituição com os processos de trabalho — etapa fundamental que muito contribui para o delineamento de boas práticas corporativas.
A metodologia GPTW é conhecida internacionalmente e já foi utilizada em mais de 10 mil organizações ao redor do mundo. Apenas em 2022, a consultoria GPTW Brasil certificou mais de 2 mil empresas, atendendo mais de 6 mil organizações e impactando mais de 2 milhões de funcionários em todo o país. O principal objetivo da Pesquisa de Clima é entender o que faz de uma organização um excelente lugar para trabalhar e o primeiro passo para alcançar a excelência é ouvir as pessoas que ali fazem parte.
Inédito, o reconhecimento reflete o pioneirismo da organização no setor reforçando a missão do Grupo IAG Saúde no sistema de saúde brasileiro. Para a presidente do Grupo IAG Saúde, a médica infectologista Tania Grillo, a certificação atesta o engajamento dos seus colaboradores em prol da transformação. “O engajamento de todos do Grupo no propósito de proporcionar, a cada brasileiro, acesso a cuidados em saúde cada vez mais qualificados contribuindo para uma melhor qualidade de vida é o que faz do IAG um excelente lugar para trabalhar”, afirma.
Para Renato Couto, presidente do Grupo IAG Saúde, o propósito de entregar valor em saúde é o que move os colaboradores da empresa. “Entregamos conhecimento aos nossos clientes. Somos uma organização do conhecimento, e acreditamos que as pessoas é nosso dever entregar resultados aos clientes e a sociedade e certamente esta entrega gratifica a todos”, ressalta.
Os presidentes do Grupo IAG Saúde, Tania Grillo e Renato Couto, com o diretor executivo da instituição, Breno Duarte, durante o IV Encontro Nacional DRG Brasil - evento realizado em 2019. Foto: Arquivo/Grupo IAG Saúde.
Conheça o Grupo IAG Saúde
Antes de iniciar os trabalhos como Instituto de Acreditação e Gestão em Saúde, a parceria entre Tania Grillo e Renato Couto já era conhecida uma vez que os presidentes do Grupo IAG Saúde eram colegas no meio acadêmico. A partir daí, os médicos iniciaram os trabalhos no controle de infecção hospitalar ao mesmo tempo em que se dedicavam a publicações de artigos científicos e no desenvolvimento de soluções para a gestão em saúde.
Em 1992, nasce Camargos Pedrosa Serviços Médicos com a proposta de otimizar processos no setor. Com o passar dos anos e visão de mercado, a instituição ganha nova razão social e passa a se dedicar exclusivamente às consultorias de acreditação em instituições de saúde.
Na empresa desde 1996, Cristina Ferreira observa com carinho a evolução da empresa da qual faz parte desde o início. Responsável pela Controladoria e processos administrativos da empresa, Cristina avalia as importantes mudanças no IAG durante o período. “Há 26 anos no IAG, acompanhei todas as transformações. O crescimento é fantástico. Estas mudanças se devem principalmente ao espírito empreendedor da Dra. Tania e do Dr. Renato - que sempre estiveram à frente de todas as inovações", destaca.
Para o diretor executivo do Grupo IAG Saúde, Breno Duarte, a certificação vai muito além do que um bom posicionamento no mercado. “Selos como esse demonstram que o Grupo IAG Saúde se encontra no caminho certo para um relacionamento duradouro com seus colaboradores. Isso é fundamental nas empresas de gestão em saúde porque os conhecimentos relacionados à governança de sistema de saúde são densos e, normalmente, precisam de tempo para serem aprimorados”, declara Duarte que começou a sua jornada no IAG como estagiário de enfermagem.
30 anos de IAG
21 de dezembro de 2022 marca mais um capítulo na história do Grupo IAG Saúde. A organização completará 30 anos de atuação com muitas histórias para contar. E o pioneirismo vai além dos cuidados com a saúde. Em 2021, a instituição recebeu a declaração de conformidade em processos de Compliance e de LGPD por seu contemplar em suas atividades quatro eixos fundamentais para o Compliance: responsabilidade, conformidade, segurança e transparência.
Além disso, a instituição é referência em processos de consultoria, desenvolvimento de novas tecnologias, ensino à distância e inovação em saúde. Responsável pela aplicabilidade da metodologia DRG no Brasil, o Grupo IAG Saúde assina marcas como Valor Saúde Brasil, SigQuali e IAG Gestão.
São 30 anos de atuação dedicados no atendimento de mais de 300 organizações de saúde, entre elas, hospitais e operadoras, tendo hoje, mais de 16 milhões de brasileiros beneficiados com as soluções do Grupo IAG Saúde.
A importância da comunicação para o processo de certificação GPTW
A comunicação interna é fator expoente para o engajamento de uma empresa. Sem ela, os processos da organização não fluem e não há nada mais desestimulante do que uma comunicação com ruídos e ineficiente. Pensando nisso, toda e qualquer instituição, seja a natureza que for, precisa explorar em seu planejamento uma comunicação assertiva, livre de conflitos e que atinja de fato, o seu receptor de forma clara, transparente e objetiva.
Para isso, muitas organizações apostam em setores específicos como times de employer branding, comunicação corporativa, marketing e comunicação. Não importa a nomenclatura, o fundamental aqui é saber como evangelizar colaboradores por meio de boas práticas de gestão de pessoas, alinhado ao propósito da empresa.
No Grupo IAG Saúde, essa disseminação é feita pelo Time de Comunicação e Marketing. Para a curadora de marca e conteúdo da instituição, Daniela Pedrosa, certificações como esta vão além da comunicação. “Eu costumo dizer que cabe à Comunicação e Marketing a missão dos quatro “Es”: esclarecer, educar, estimular e engajar os colaboradores em torno de um propósito único. Claro, sem esquecer de um outro “E” importante que é o escutar, uma vez que todo comunicador tem obrigação de ouvir os anseios e expectativas do seu público antes de implementar qualquer ação. Por isso, é papel da Comunicação e Marketing do Grupo IAG Saúde orquestrar funcionários, lideranças e prestadores para abraçarem, juntos, o propósito de transformar o sistema de saúde e a vida de cada brasileiro pela entrega de valor em saúde”, destaca.
Quando perguntada o que faz do Grupo IAG Saúde um excelente lugar para se trabalhar, Pedrosa é enfática e ressalta, mais uma vez, a importância de um propósito em torno do bem-estar e felicidade das pessoas que ali fazem parte. “Há 30 anos, o lema do Grupo IAG Saúde é prezar pelas pessoas. Pelo bem-estar, pela saúde, pela segurança e pela dignidade de todos aqueles que fazem parte da trajetória da organização. Levamos isso muito a sério! Ações como o Comitê de Felicidade no Trabalho (FIB), o estímulo à educação continuada, a integração das famílias, o fomento da participação em resultados, as condutas baseadas em compliance e um ambiente acolhedor, seguro e amigável são alguns exemplos que fazem do Grupo IAG Saúde um excepcional lugar para trabalhar”, afirma.
A publicitária evidencia ainda que toda empresa em crescimento exponencial precisa pensar no efeito que causa no meio ambiente e na sociedade. “Aqui no Grupo IAG Saúde, queremos sempre ir além e usar esse impacto para melhorar, verdadeiramente, a qualidade de vida das pessoas. E isso começa pelos nossos próprios colaboradores: todos, sem exceção, devem se sentir motivados, reconhecidos e satisfeitos no trabalho, porque são a força motriz da empresa. Pessoas engajadas, que acreditam e são movidas por um propósito, são capazes de produzir com energia, de ser inovadoras e de pensar fora da caixa. É esse o ambiente que procuramos fomentar, e a certificação GPTW vem para confirmar que estamos no caminho certo, desenvolvendo talentos e inspirando transformação”, pontua.
Confira na íntegra a certificação GPTW do Grupo IAG Saúde escaneando o QRCode em seu smartphone. #OrgulhoEmPertencer.
*Employer branding, na tradução livre, significa “marca empregadora”, e consiste em estratégias de marketing com o intuito de criar percepção positiva da organização entre os funcionários e o seu local de trabalho.
_____________________________________________________________
Créditos da Imagem Destacada: Blocos de madeira - imagem criada por 8photo - disponível em br.freepik.com.
Blocos de madeira foto criado por 8photo - br.freepik.com