icone para o facebook icone para o instagram icone para o twitter icone para o linkedin icone para o youtube icone para o youtube icone para o youtube icone para o youtube
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Ciência & Bem-estar

Meia-idade é fase crítica para garantir envelhecimento saudável

Grupo IAG Saúde
29/04/2021

Mudanças no estilo de vida nesse período têm o potencial de alterar um quadro de morbidade no futuro.

 

Na última coluna, abordei o trabalho de cientistas em busca de biomarcadores para intervir precocemente no envelhecimento. Hoje, o assunto é como viabilizar um sistema de saúde que atenda ao novo perfil demográfico mundial – um dos temas do último dia da conferência anual da UK Spine, consórcio que reúne centros de excelência britânicos. O economista Stuart Redding, especialista em cuidados primários e pesquisador da Universidade de Oxford, afirmou que é preciso ajustar a lente que só enxerga os custos diretos do envelhecimento: “esses custos estão diretamente relacionados ao fato de que as pessoas têm a saúde deteriorada na velhice. Estimular um estilo de vida saudável será a grande revolução das políticas públicas e mudará o quadro. Os indivíduos terão que participar e se engajar no processo”.

O Reino Unido tem a meta de, até 2035, estender a vida saudável da população em cinco anos. Um dos maiores desafios será vencer a desigualdade, ressaltou Lynne Cox, professora do departamento de bioquímica de Oxford: “a expectativa de vida pode variar até dez anos entre pessoas de diferentes perfis socioeconômicos. Crianças têm que estar em contato com a natureza, num ambiente sem poluição. Adultos na meia-idade têm que ter as ferramentas para mudar seu estilo de vida e ganhar a chance de envelhecer bem, mas faltam opções para que façam as melhores escolhas. Não adianta dizer para a pessoa que ela deve comer comida fresca se, no local onde mora, só há produtos processados para vender. Ao reduzir a desigualdade, a Suécia conseguiu diminuir a morbidade da população em seus anos finais”.

(Continua…) Fonte: Leia a matéria na íntegra em Bem Estar/G1. Créditos da Imagem Destacada: Mulher - imagem criada por freepik - disponível em br.freepik.com. Esta publicação em nada reflete a opinião ou conhecimento pessoal da Presidência, da Diretoria ou da equipe do Grupo IAG Saúde, tendo caráter unicamente informativo e não sendo utilizada para fins comerciais. Mulher foto criado por freepik - br.freepik.com
Visão geral de privacidade

Este site faz uso de cookies para personalizar sua experiência com nossos serviços e conteúdos, garantindo a privacidade dos seus dados. Acesse na íntegra os Termos de Uso e a Política de Privacidade dos sites do Grupo IAG Saúde, atualizados em 05 de abril de 2021.