A nova edição do Boletim InfoGripe da Fiocruz alerta que muitos estados, que tiveram redução do número de casos de SRAG nas semanas anteriores, apresentam tendência de reversão ou aumento. A análise é referente à Semana Epidemiológica (SE) 19, no período de 9 a 15 de maio. A incidência de doenças respiratórias, que em casos graves demanda hospitalização ou até mesmo óbitos, se deve atualmente, em grande parte, devido a infecções por Sars-CoV-2. A análise mostra que 8 das 27 unidades da Federação apresentam sinal de crescimento.
Boletins anteriores do InfoGripe já apontavam que, mesmo com redução ou estabilidade, os números de casos ainda permaneciam muito altos, demonstrando a forte pressão sobre o sistema de saúde. “É importante ter redução sustentada de número de casos para uma recomposição do sistema de saúde, inclusive com vistas a reduzir a taxa de ocupação de leitos”, destaca o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe.
(Continua...)
Fonte: Leia a matéria na íntegra em Fiocruz.
Créditos da Imagem Destacada: Flor - imagem criada por katemangostar - disponível em br.freepik.com.
Esta publicação em nada reflete a opinião ou conhecimento pessoal da Presidência, da Diretoria ou da equipe do Grupo IAG Saúde, tendo caráter unicamente informativo e não sendo utilizada para fins comerciais.