icone para o facebook icone para o instagram icone para o twitter icone para o linkedin icone para o youtube icone para o youtube icone para o youtube icone para o youtube
Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.
Novidades do Grupo

Grupo IAG Saúde completa 30 anos

Grupo IAG Saúde
21/12/2022

Propósito da empresa é gerar valor em saúde para a população e tornar as instituições cada dia mais sustentáveis.

Tudo começou com a vontade de transformar o sistema de saúde brasileiro e a vida das pessoas. Daí, surgiu uma grande paixão pela saúde baseada em valor, por acreditar que ela pode salvar vidas. São três décadas atuando neste sentido, tendo sempre como o centro e o coração das decisões, o paciente.

O Grupo IAG Saúde completa 30 anos de trajetória e hoje se constitui em uma plataforma especializada em compartilhar conhecimento e empoderar o sistema de saúde para a entrega de valor com resultados sustentáveis.

Neste marco do aniversário, a empresa lança uma novidade na plataforma Valor Saúde Brasil - que passa a ser o único DRG do mundo em inteligência artificial multinível. A ferramenta agora consegue medir a participação da estrutura hospitalar e das condicionantes socioculturais do paciente nas variações de entrega de valor em saúde. Essa nova tecnologia permite dados cada vez mais precisos na gestão hospitalar pública e privada.

“Por meio da inteligência artificial multinível, as entidades de saúde públicas e privadas poderão ter uma melhora em suas entregas e em seus resultados. Por exemplo, hoje, elas já conseguem evitar desperdício assistencial, evitar internações desnecessárias, ter um maior giro dos leitos, ou seja, mais vagas nos hospitais, ter menos reinternações. A partir de agora, terão acesso às condições socioculturais dos pacientes e à estrutura e processos dos hospitais”, explica Dr. Renato Couto, presidente do Grupo IAG Saúde e cofundador da plataforma Valor Saúde Brasil, juntamente com a Dra. Tania Grillo.

Essa nova tecnologia vai permitir um aumento de 80 a 90% da precisão dos dados. Isso impacta na transparência das instituições junto a seus stakeholders e permite uma maior segurança nas relações.

Serão avaliadas 44 linhas de cuidados do paciente, como: infarto do miocárdio, cirurgia cardíaca, fratura do fêmur, pneumonia, insuficiência renal entre outras que são prevalentes no sistema de saúde. Eles serão controlados de uma maneira cada vez mais detalhada e especializada.

Como tudo começou

Os sócios e fundadores do Grupo IAG Saúde são os médicos especialistas em Clínica Médica, Dr. Renato Couto e Dra. Tania Grillo que estudaram na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e se conheceram na residência médica. A primeira atividade de ambos, como médicos, foi de intensivistas do Hospital das Clínicas da UFMG. Nos plantões, percebiam que muitos pacientes estavam bem e com proposição de alta do CTI evoluíam com infecções graves relacionadas a assistência que muitas vezes culminavam com a morte.

Movidos pela angústia desta tragédia cotidiana e tendo como base experiências exitosas vivenciadas nos Estados Unidos, trouxeram para o Brasil um programa de controle de infecção hospitalar para aplicar nos hospitais onde trabalhavam - foi o primeiro tipo de programa de qualidade de hospitais.

De lá para cá, não pararam mais de estudar e aplicar o que aprendiam e os resultados eram cada dia melhores. “Percebemos que era necessário expandir nossa atuação para os determinantes não biológicos das infecções relacionadas. A ciência percebeu que a ocorrência de uma infecção relacionada a assistência possuía três grandes determinantes: a gravidade determinada pela doença que levava o paciente ao hospital; e /ou falhas nos processos de trabalho assistencial; e/ou os condicionantes sociais no qual o paciente se encontrava inserido”, comenta Dr. Renato.

O único determinante que poderia ser modificado pelas equipes assistenciais era evitar as falhas do trabalho assistencial, gerenciar e melhorar continuamente a qualidade dos processos hospitalares. criando as condições necessárias para simplificar e acelerar a mudança do modelo assistencial e remuneratório em direção a sistemas baseados em valor.

(Continua…)

Fonte: Leia a matéria na íntegra no Blog Valor em Saúde