Pesquisadores da Fiocruz Minas concluíram mais uma etapa do estudo que vem sendo realizado no Hospital da Baleia, em Belo Horizonte, para avaliar a resposta imune dos profissionais de saúde que foram vacinados contra a Covid-19. Nesta fase, a pesquisa avaliou a produção de anticorpos 60 dias após o recebimento da primeira dose da vacina. Os resultados mostraram que 99,6% das pessoas imunizadas apresentaram anticorpos detectáveis, em um universo de 969 amostras analisadas. Os materiais passaram por quatro tipos de testes de elevada sensibilidade, que avaliam a produção de diferentes tipos de anticorpos.
A pesquisa será realizada ao longo de dois anos com o intuito de monitorar a evolução da resposta imunológica e contribuir com dados que possam indicar a duração da imunidade. Tais avaliações são importantes, pois podem mostrar, por exemplo, a necessidade da aplicação de novas doses, após determinado período.
(Continua...)
Fonte: Leia a matéria na íntegra em Instituto René Rachou - Fiocruz Minas.
Créditos da Imagem Destacada: Mão - imagem criada por master1305 - disponível em br.freepik.com.
Esta publicação em nada reflete a opinião ou conhecimento pessoal da Presidência, da Diretoria ou da equipe do Grupo IAG Saúde, tendo caráter unicamente informativo e não sendo utilizada para fins comerciais.