A garantia de sobrevivência e crescimento a longo prazo da instituição é reflexo da gestão de qualidade adotada pelo hospital.
Obter uma acreditação é reconhecer a excelência da gestão da organização de saúde. A imagem institucional, consequentemente, se fortalece perante o mercado, uma vez que esta ação voluntária demonstra um esforço contínuo da melhoria de todos os processos que permeiam o bom funcionamento do hospital.
Diante do complexo cenário como o da saúde, Tania Grillo, sócia-fundadora do IAG Saúde, acredita que organizações com lideranças, que visam o futuro e investem na segurança de seus processos são aquelas que “se farão perenes, maiores e melhores”.
Segundo Tania, evidencia-se no setor uma procura cada vez maior para adotar modelos de gestão de qualidade devido à grande concorrência. “Somente organizações com sistemas fortemente implantados conseguirão sobreviver e crescer a longo prazo.”
A instituição que não prezar por uma gestão sustentável sentirá resultados negativos, gerando prejuízos, como o tempo e dinheiro decorrentes do retrabalho, produtos/materiais que não podem ser recuperados, metodologias ineficientes, custos de eventuais processos nos organismos de defesa do consumidor, comprometimento da imagem da organização na sociedade, perda de clientes e de mercado.
De encontro a esta gestão, Tania salienta a importância dos colaboradores envolvidos no processo de acreditação. “Pessoas guiadas por uma liderança forte são motivadas a compreender seu importante papel e contribuir de forma muito positiva para o sucesso. A incorporação da filosofia da gestão da qualidade, permeada por toda a organização em que cada um sabe exatamente qual o seu papel naquele contexto, traz e um ambiente altamente favorável ao alcance dos objetivos estratégicos.”
Com uma nova filosofia implantada na instituição, em que a qualidade norteia qualquer diretriz da gestão, o maior beneficiado será o paciente, uma vez que a ocorrência de falhas, erros e eventos indesejáveis se reduzem devido à excelência adquirida.
“Como consequência há uma expressiva redução dos custos relacionada à diminuição de perdas, retrabalho e passivos judiciais, ao mesmo tempo em que a capacidade de otimizar a receita aumenta consistentemente. Estas são as principais diferenças.”
Entretanto, para obter qualidade na gestão, Tania explica a metodologia denominada “8 Passos para a Certificação”, criada pelo IAG Saúde com base no aprendizado e em resultados positivos. “Trata-se de um projeto de oito etapas que prepara as instituições de saúde – hospitais, operadoras e serviços especializados – para a certificação integrada de normas de gestão e a reestruturação gerencial. Os ‘8 Passos’ contemplam o desenvolvimento de processos, indicadores, rotinas, análises críticas, planos de ações, gestão de risco, planejamento estratégico e auditoria.”
Neste procedimento, cada passo pode durar no máximo até três meses, sendo uma semana de consultoria presencial e o restante do tempo dedicado ao ensino a distância para os funcionários. Também inclui em cada passo dois encontros que reúnem consultores, equipe da qualidade e gestores.
Fonte: Revista HealthCare Management - páginas 219, 220 e 221.
Icons photo created by 8photo - www.freepik.com