No período das precipitações, aumenta a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Em 2020, ocorreu um crescimento de 22% no número de pessoas infectadas em comparação com 2019.
A chegada do verão e a volta da época de chuvas acendem um sinal de alerta: o perigo da transmissão de dengue. Somente em 2020, foram registrados 47 mil casos — aumento de 22% em relação ao ano anterior, de acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde.
A dengue é uma doença febril grave causada por um arbovírus: são vírus transmitidos por picadas de insetos, especialmente, os mosquitos. Existem quatro tipos de vírus da dengue (sorotipos 1, 2, 3 e 4). Cada pessoa pode ter os quatro sorotipos da doença, mas a infecção por um sorotipo gera imunidade permanente para ele. O transmissor é o mosquito Aedes aegypti.
(Continua…)
Fonte: Leia a matéria na íntegra em Correio Braziliense.
Créditos da Imagem Destacada: Dengue - imagem criada por jcomp - disponível em br.freepik.com.
Esta publicação em nada reflete a opinião ou conhecimento pessoal da Presidência, da Diretoria ou da equipe do Grupo IAG Saúde, sendo seu caráter, unicamente informativa, não sendo utilizada para fins comerciais.