A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) divulgou uma portaria dia 20 de dezembro (PORTARIA SECTICS/MS Nº 63) a decisão de incorporar o rituximabe e o romiplostim para o tratamento de adultos com púrpura trombocitopênica idiopática primária refratária (PTI) ou dependente de corticosteroide, conforme Protocolo Clínico do Ministério da Saúde (PCDT), e de não incorporar a dapsona para o tratamento desses pacientes no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
De setembro a outubro de 2024, ficou aberta uma Consulta Pública para discutir o uso do rituximabe, dapsona e romiplostim para esses pacientes. “A Diretoria de Bio-Manguinhos/Fiocruz, junto à equipe do Departamento de Assuntos Médicos, Estudos Clínicos e Vigilância Pós-Registro (Deame), fez contribuições com o intuito de ampliar o acesso de medicamentos para mais pacientes. Um documento foi elaborado pela Seção de Assuntos Médicos e Assitenciais (Semas/Deame) com o intuito de Bio se posicionar sobre os temas estratégicos relacionados aos nossos medicamentos”, contou Lurdinha Maia, gestora do Deame.
(Continua…)
Fonte: Leia a matéria na íntegra em Fiocruz.
_____________________________________________________________
Créditos da Imagem Destacada: Imagem criada por jcomp – disponível em br.freepik.com.
Esta publicação em nada reflete a opinião ou conhecimento pessoal da Presidência, da Diretoria ou da equipe do Grupo IAG Saúde, tendo caráter unicamente informativo e não sendo utilizada para fins comerciais.