A Variação dos Custos Médico-Hospitalares (VCMH) apurada pelo IESS foi de 27,7% nos 12 meses encerrados em setembro de 2021, comparado com os 12 meses anteriores, atingindo um novo patamar histórico. O registro de alta no índice está condicionado à retomada acentuada por parte de beneficiários de planos de saúde individuais na frequência de utilização de procedimentos e tratamentos médicos, a partir de abril de 2021, combinado com os preços unitários que haviam mantido crescimento durante o período da pandemia.
Para ajudar a entender a magnitude da VCMH atual, no entanto, o IESS fez uma projeção contrafactual sobre como as variações anuais dos custos médico-hospitalares teriam se comportado caso a VCMH de setembro de 2020 tivesse seguido seu curso sem a pandemia da Covid-19. Nessa hipótese, a VCMH atual, referente a setembro de 2021 ficaria em 12,6%. Já a do ano anterior, referente aos 12 meses terminados em setembro de 2020 (que teve registro negativo de -3,06%) ficaria em 10%. Considerando o mesmo mês de referência (setembro), antes da pandemia, a VCMH teria fechado em 16,85%, em 2018, e em 16,46%, em 2019.
(Continua…)
_____________________________________________________________
Esta publicação em nada reflete a opinião ou conhecimento pessoal da Presidência, da Diretoria ou da equipe do Grupo IAG Saúde, tendo caráter unicamente informativo e não sendo utilizada para fins comerciais.