Em adição às "atitudes preconceituosas contra a idade" e sua interferência na autonomia dos idosos, a pandemia da Covid-19 trouxe mais violência, abuso e negligência contra o grupo, disse uma especialista independente da ONU.
No Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado anualmente em 15 de junho, uma especialista independente de direitos humanos designada pelas Nações Unidas falou sobre as consequências negativas da pandemia de Covid-19 para a segurança e bem-estar da população mais velha. A conclusão é que as medidas de isolamento para controlar o vírus resultaram no aumento da violência baseada no gênero, abuso e negligência de pessoas idosas confinadas com parentes e cuidadores.
“Relatos angustiantes de lares de idosos em diferentes partes do mundo mostraram abandono, isolamento e falta de serviços adequados, incluindo saúde, serviços sociais e jurídicos”, disse Claudia Mahler, a especialista independente no gozo de todos os direitos humanos das pessoas idosas.
(Continua...)
Fonte: Leia a matéria na íntegra em Nações Unidas Brasil.
Créditos da Imagem Destacada: Mão - imagem criada por jcomp - disponível em br.freepik.com.
Esta publicação em nada reflete a opinião ou conhecimento pessoal da Presidência, da Diretoria ou da equipe do Grupo IAG Saúde, tendo caráter unicamente informativo e não sendo utilizada para fins comerciais.