Uma das reclamações mais comuns registradas contra os médicos é em relação à habilidade de se comunicar — no caso, à falta dela.
Médicos têm um trabalho que lhes exige muito. Suas tarefas envolvem diagnosticar sintomas, atender sucessivos pacientes, preencher relatórios médicos e mais. As jornadas são longas e os riscos são altos - erros podem resultar em mortes. E, em meio a isso, as habilidades sociais podem se perder. Estudos sugerem que esse é um dos principais problemas que as pessoas relatam quando saem dos consultórios.
Isso é um velho problema que Alex Young, um cirurgião ortopedista de Bristol, Inglaterra, se propôs a resolver em 2018. “Reclamações podem ocorrer em qualquer lugar, mas, na assistência médica, elas se amplificam em 10 vezes, porque estamos fazendo coisas como dar uma péssima notícia ou explicar um diagnóstico para pacientes que podem não ter nenhum entendimento a respeito de medicina”, afirmou Young.
(Continua…)
Fonte: Leia a matéria na íntegra em Estadão.
Créditos da Imagem Destacada: Inteligência Artificial - imagem criada por starline - disponível em br.freepik.com.
Esta publicação em nada reflete a opinião ou conhecimento pessoal da Presidência, da Diretoria ou da equipe do Grupo IAG Saúde, tendo caráter unicamente informativo e não sendo utilizada para fins comerciais.