Relatos de síndrome de Burnout entre médicos aumentam durante a pandemia ao mesmo tempo em que se reduzem as taxas de felicidade fora do trabalho.
Muito tem se falado da síndrome de Burnout, transtorno psíquico presente na Classificação Estatística e Internacional de Doença e Problemas Relacionados à Saúde – CID, comumente desenvolvida em pessoas com vida profissional e pessoal intensas, que às vezes desempenham jornadas duplas. Essa síndrome ocorre devido à repetição de situações de estresse, de ansiedade e de nervosismo, que levam ao limite do desgaste emocional e físico. Com isso, a pessoa se sente sem forças, desmotivada, esgotada, às vezes, chegando à depressão e, em casos mais severos, ao suicídio.
Imaginem, agora, quais são as profissões mais atingidas? Em primeiro lugar estão os profissionais da saúde em geral, principalmente médicos e enfermeiros, seguidos pelos jornalistas. Coincidentemente são as duas áreas à dianteira no enfrentamento à pandemia.
(Continua…)
Fonte: Leia a matéria na íntegra em Saúde Plena/Portal UAI.
Créditos da Imagem Destacada: Estresse na Pandemia - imagem criada por mdjaff - disponível em br.freepik.com.
Esta publicação em nada reflete a opinião ou conhecimento pessoal da Presidência, da Diretoria ou da equipe do Grupo IAG Saúde, tendo caráter unicamente informativo e não sendo utilizada para fins comerciais.